quarta-feira, 9 de março de 2011

HISTÓRICO

O Centro Municipal de Educação  Pequeno Príncipe, situado à Rua Senador Euzébio, nº 240, em Herval d’Oeste, foi construído e inaugurado na administração do prefeito Sr. Rudi José Nodari - 1977 a 1983, em parceria entre o governo Estadual e Municipal, sendo governador  o Sr. Antônio Carlos Konde Reis e Jorge Borhnausen.
O Centro Municipal de Educação foi construído com o objetivo de auxiliar as classes menos favorecidos do município e serviria também para reuniões, trabalhos comunitários (Clube de mães, corte, costura, pintura, etc).
Durante algum tempo, a Prefeitura junto a Secretaria Municipal de Educação, incentivou os Projetos Profissionalizantes (Datilografia e Sapataria) e a Educação de Adultos, contando com este estabelecimento que serviu como parte desse processo; sendo um grande passo para a comunidade.            
Denominado Centro Comunitário - FUCABEM - começando assim suas atividades com pré-escolar com o projeto “Educar” - crianças de 02 a 06 anos, no total de 45 alunos divididos em duas salas de aula, sendo que os mesmos eram mantidos pelo convênio LBA.
Não se tem bem claro quem foi à primeira professora a lecionar nesta Unidade Escolar, mas passaram por ela ótimos professores que hoje desenvolvem atividades em outros órgãos.
Com o passar do tempo sentindo necessidade de ampliar o espaço físico, o prédio passou por reformas, fazendo parte também nesta época o Rotary Club com uma sala de pré - Escolas, que mais tarde incorporou ao patrimônio público municipal.
O nome Pequeno Príncipe foi escolhido pelas pessoas que trabalhavam nesta Unidade Escolar no ano de 1983, e que mais tarde através do Processo de Transformação /98, denominou-se Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe.
No ano de 2002, a APP, o Conselho Deliberativo, juntamente com o corpo docente da Unidade Escolar preocupado com continuação dos estudos das crianças que após terminarem o Pré III precisavam mudar de colégio, mobilizaram-se e através de reuniões, junto à administração municipal lutaram pela continuidade das crianças na instituição através das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Esta solicitação foi atendida e no ano de 2003 a primeira série do Ensino Fundamental começa a funcionar como extensão de outra Unidade Escolar (G.E.M.Nossa Senhora de Fátima), pois, era  necessário tempo hábil para que acontecesse a regulamentação dos documentos necessários e a mesmo passeasse  a fazer parte do CMEI Pequeno Príncipe.
Na data de 30 de Março de 2004, através do Decreto n° 1.695/2004 fica autorizado o funcionamento de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, no CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PEQUENO PRÍNCIPE, de forma gradativa, sendo 1ª e 2ªe 3ª séries de 2005 e 4ª série, as demais séries nos anos subseqüentes à Rede Municipal de Ensino de Herval D’ Oeste (SC).